Cuidado Com o Suplementos Alimentares!!!

        Depois de um certo tempo na academia a gente percebe que sempre rola aquele papo sobre suplementos alimentares, termogênicos, etc. uns reclamam que já malham a muito tempo e não conseguem mais ganhar massa muscular (estacionaram), outros precisam perder peso mais rápido, e aí vem aqueles mais experientes e dizem: Ah! quer ganhar massa? toma esse produto que é muito bom, você vai ver os resultados muito rápido... e por aí vai. Hoje estou aqui pra falar sobre os cuidados que devem ser tomados com esses famosos SUPLEMENTOS ALIMENTARES que se não tiverem uma orientação profissional podem trazer inúmeros riscos à saúde se não ingeridos na quantidade e frequência corretas.



       A prescrição de suplementos para atletas ( de verdade) é feita de acordo com o período de treinamento, fora da temporada o atleta fica apenas com a dieta, se estiver na fase de aumento de força ele irá precisar da suplementação específica. Se a suplementação não for feita adequadamente, o excesso de nutrientes pode trazer danos a saúde. O uso excessivo de suplementos de proteína na dieta usados por praticantes de atividade física ou de academia que se acham atletas, pode provocar problemas hepáticos, renais, aumenta a reserva de gordura trazendo o risco de aterosclerose e doenças cardíacas.
     O consumo desse tipo de suplemento por pessoas saudáveis é, na maioria dos casos, desnecessário, pois pesquisas apontam  que a ingestão de proteínas pela população brasileira está acima do recomendado. Nem todo mundo pode consumir suplementos. As necessidades nutricionais variam de acordo com sexo, idade, peso, atividade física, horas de sono, estado de saúde e consumo alimentar. Só após uma avaliação completa o nutricionista poderá fazer uma suplementação adequada (é tudo individual).
          Os suplementos são recomendados quando o indivíduo por algum motivo não consegue ingerir, absorver ou metabolizar os nutrientes necessários através de uma alimentação saudável para o funcionamento adequado do organismo. Por tudo isso ratinhos e ratinhas de academia, tomem cuidado, nossa saúde deve estar acima de tudo, nada de comprar produtos indicados por colegas de malhação, procurem um nutricionista façam uma avaliação até pra saber se você realmente precisa de suplementação, porque na maioria das vezes só uma mudança de plano alimentar já faz uma diferença enorme.

Comentários

Postagens mais visitadas