Entenda o que é e como fazer o "Contorno" na Maquiagem!

      Hoje resolvi falar um pouco sobre esse "Contorno" da maquiagem que os tutoriais tanto mostram por aí, e que são sempre aplicados da mesma maneira por todas. 

        Bom, pra início de conversa, esse tão falado "contorno" na verdade é o chamado "efeito luz e sombra" da maquiagem, onde a "Luz" é dada com tons mais claros para realçar pontos do rosto e a "Sombra" é criada com tons mais escuros para esconder, diminuir ou dar profundidade à outros locais. 

         Profissionalmente falando, esses efeitos são dados desde a aplicação da base, e realçados com o pó... mas em casa você pode utilizar apenas o pó finalizando a make com esses efeitos. Normalmente usamos uma base ou pó 2 ou 3 tons mais escuros para "sombra", e 2 tons mais claros para "luz", porém, hoje em dia, existem produtos específicos para o efeito "luz" que são os chamados Iluminadores que possuem partículas que refletem a luz e por isso deixam a região com efeito iluminado, nesse caso algumas marcas possuem apenas dois tons desse produto, um para peles brancas e morenas claras, e outros para morenas escuras à negras.



      Como eu já havia dito, esse efeitos de luz e sombra são utilizados para esconder ou mostrar regiões da face, portanto, cada pessoa vai aplicar de acordo com o formato do rosto. 
Um exemplo: Pessoa com testa muito pequena e estreita deve aplicar o efeito "sombra" nessa região? NÃO, por que se esse efeito diminui, eu não posso fazer isso em algo que já é menor que o comum, então aplico apenas o iluminador. Outro exemplo: Pessoas que possuem as maçãs do rosto muito salientes devem iluminá-la?? NÃO, por que o efeito "Luz" vai realçar ainda mais as maçãs salientes.
       Um outro ponto importante é saber que nossa pele sem maquiagem tem seus pontos naturais de luz e sombra, e quando aplicamos uma base do mesmo tom na pele inteira, alteramos esse efeito, então seria importante você perceber esses pontos e refazê-los de maneira bem natural na hora da maquiagem sem, necessariamente, fazer correções.

         Coloquei aqui essa imagem só para vocês terem uma ideia de como aplicar esses efeitos em alguns formatos de rosto e adaptá-lo à sua necessidade.



Após a aplicação dos tons corretos no local ideal, as cores devem se fundir com a ajuda de um produto do mesmo tom da sua pele, para que nada fique muito marcado e a pele fique com aspecto natural.... 


Lembrem-se sempre... Querem disfarçar?? SOMBRA, Querem mostrar?? LUZ

Comentários

Postagens mais visitadas