Lipoaspiração: O que você precisa saber antes de se submeter a esse tipo de cirurgia!!!

      A lipoaspiração é uma técnica cirúrgica muito procurada tanto por mulheres quanto por homens para retirada daquelas gordurinhas indesejáveis, porém, muita gente ainda desconhece o procedimento e todas as questões que envolve esse tipo de cirurgia, então resolvi esclarecer um pouco mais sobre a famosa lipo.

Esquema de um procedimento de Lipoaspiração



1- Primeiro de tudo, como toda cirurgia plástica, você deve procurar um cirurgião que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, além de procurar informações de pessoas que já fizeram cirurgia com esse médico de sua escolha. E o ideal é que a cirurgia seja feita em hospitais e não em clínicas.
2- A lipoaspiração pode ser feita em todas as regiões que possuem gordura localizada (joelhos, glúteo, culote, abdomen, flancos, coxas, braços, dorso e ainda na região peitoral para os homens) inclusive na face.
3- A lipo não é um método de emagrecimento, sua função é a retirada de gordura localizada (no máximo 5kg em média), por isso que os médicos pedem para algumas pacientes perderem peso antes da cirurgia.
4- Não é indicado fazer lipo depois do parto, porque nesse período, por toda a variação que o corpo da mulher passa, aumenta o volume de sangue e como na cirurgia a mulher recebe mais líquido, o coração pode não dar conta de bombear todo o volume e aí pode haver paradas cardiorespiratória. Normalmente os médicos indicam aguardar de 6 a 9 meses depois.
5- Quando você pensar em fazer uma lipo, reflita sobre a maneira como você encara a alimentação e atividade física, porque se você não se cuida em relação a esses dois pontos cruciais, a lipo não é indicada, uma vez que você vai continuar sedentário e com má alimentação e vai acabar tendo que passar por esse procedimento de vez em quando, o que oferece risco a saúde. Portanto, antes de tudo tente mudar seus hábitos, e depois você resolve se precisa ou não fazer uma lipoaspiração.
6- Lembrem-se que a lipo oferece riscos como qualquer outra cirurgia, desde a anestesia, até profissionais incapacitados, que podem trazer inúmeras complicações, como retiradas de gordura muito extensas e a pele acaba ficando grudada ao músculo deformando a região, perfuração de órgãos, entre outros, até a morte.
7- Não há limite de idade para esse tipo de cirurgia, o ideal é fazer a partir dos 18 anos e o limite é a condição física do paciente.

8- Existem várias técnicas de lipoaspiração, mas as mais realizadas são a Lipoaspiração tradicional (Cânula a vácuo acoplada a seringa, que com movimentos manuais rotatórios e de vaivém, "quebra" a gordura e aspira) e a Vibrolipo (A técnica é combinada com um motor que faz a vibração). A vibrolipo é menos cansativa para o cirurgião, além de provocar menos lesões que a lipo tradicional aspirando menos sangue e mais gordura. Coloquei uma fotinha pra vocês entederem um pouco mais.


9- Para melhorar o resultado da cirurgia, é interessante manter um dieta saudável, fazer fortalecimento muscular da área que será aspirada, drenagem linfática e fazer uso de polivitamínicos de vitamina C e D (orientados pelo médico) que ajudam na cicatrização. Já no PÓS-OPERATÓRIO depois da liberação médica é indicado fazer drenagem linfática, que diminui os edemas e melhora a distribuição da linfa, responsável pela eliminação de toxinas do corpo, favorecendo a recuperação. Os cuidados pós-operatórios devem ser feitos por 3 a 6 meses, com profissionais responsáveis e especializados em pós-operatórios. TENHAM CUIDADO, um tratamento pós-operatório mal feito pode destruir o resultado da cirurgia.
10- A lipoaspiração tem um pós-operatório bastante doloroso e com muitos edemas, hematomas e equimoses, por isso, não fique assustada quando se olhar no espelho. Selecionei uma foto pra vocês, mas que ta bem leve, pra vocês não se assustarem muito... Algumas pessoas que possuem mais sensibilidade dos capilares sanguíneos podem ficar extremamente roxas depois da cirurgia.


  Além dessas principais técnicas, existem a Laserlipólise, Lipo ultrassônica, Hidrolipo e Lipolight... Converse com seu médico e escolha a melhor opção para o seu caso.



OBS: E como toda cirurigia, o médico deve solicitar todos os exames pré-operatórios, como exames de sangue, coagulação, parecer cirúrgico, e tudo mais, NÃO ESQUEÇAM,  se ele não pedir esses exames, procure outro médico.


Comentários

Postagens mais visitadas