A Beleza da Pele Negra

      A pele negra possui características significativas que a diferenciam da pele clara. E por isso, os cuidados também são diferenciados. Para o melhor estudo da pele e suas características quando se refere a "cor", usamos a tabela de Fitzpatrick, que divide os tons de pele em "Fototipos", isso nos ajuda a identificar quais os cuidados e melhores tratamentos para cada fototipo.


Essas características da pele negra são comuns entre os fototipos IV, V e VI

      No geral, esses três fototipos possuem maior fotoproteção (proteção contra raios UV) natural, graças ao maior número de melanina, e isso faz com que a pele envelheça menos. Porém, esse maior número de melanina também favorece o aparecimento de manchas bem escuras em regiões de atrito como axilas, virilhas, entre coxas, e principalmente após processos inflamatórios como acne, depilação, tratamentos estéticos muito agressivos, cirurgias, entre outros, que são bem mais difíceis de tratar.  E engana-se quem acha que peles negras não precisam usar o filtro solar.
    Outra característica dessa pele é a quantidade de fibroblastos (célula que produz o colágeno), sendo eles em maior número, maiores e com produção mais elevados que os da pele clara. Isso faz com que a pele negra seja mais firme, diminuindo o aparecimento de flacidez. Porém, essa pele terá maior predisposição à cicatrizes hipertróficas e quelóides, que são causados exatamente pelo excesso de produção de colágeno. 

      A pele do rosto, onde predomina as glândulas sebáceas, tende a ser mais oleosa e com maior incidência de acne, para controlar essa oleosidade a limpeza facial diária é importante. Já a pele do corpo tende a ser mais seca, o ideal é utilizar hidratantes à base de uréia associado a óleos vegetais. Tratamentos estéticos devem ser feitos com muita cautela, visto que essa pele não pode ser manipulada demais.

CUIDADOS:

- Usar filtro solar diáriamente;
- Higiene diária da pele, 2x ao dia.
- Manter a pele do rosto e corpo sempre bem hidratada;
- Consulte um profissional para indicar o melhor produto para as necessidades da sua pele;
- Redobrar os cuidados quando houver aparecimento de acne, NÃO ESPREMER, ou você ficará cheia de manchinhas;
- Evitar usar produtos com ácidos ( só se for indicado por um profissional);
- Evitar esfoliações agressivas;
- Uma otima opção é aplicar máscara de argila branca ou verde na pele (rosto, e regiões mais escuras), que faz uma esfoliação suave sem agredir e ajuda a clarear as manchas.

DICA 1: Os cosméticos para face devem ser em formas de Gel ou Gel-creme.

DICA 2: Procure uma farmácia escola na sua região (normalmente nas universidades federais) e lá você pode mandar manipular hidratantes à base de uréia a 10% + óleo de amêndoas para corpo. O custo será abaixo da média, e a qualidade é muito boa.

COMO FAZER A MÁSCARA DE ARGILA:
      Mais fácil impossível..... Compre a argila em casas de produtos naturais, faça uma papinha com um pouco da argila e água, PRONTO! sua máscara está pronta. Aplique na região limpa por 20 min e depois é só retirar com água. 
        A argila quando começa a secar da a sensação de repuxar a pele.. é muito normal!

Espero que tenham gostado e aproveitem as dicas!!

Comentários

Postagens mais visitadas